Indústria cultural é o conjunto de empresas, instituições e redes de mídia que produzem, distribuem e transmitem conteúdo artístico e cultural com o objetivo de adquirir lucros.
Adorno e Horkheimer mostram como a tecnologia de produção em série dos artigos culturais reduzidos à condição de produtos leva à padronização e à “mesmice”, à “regressão da audição”, ao esmagamento de qualquer sentido crítico sobre as obras de arte e a cultura em geral. O conceito de Indústria Cultural é até hoje aplicado, sendo importante analisador das estratégias do capital para manutenção invisível de um sistema que faz prevalecer o interesse de poucos poderosos em detrimento da maioria: a confecção das necessidades, a imposição do consumo e a identificação com a publicidade fazem da cultura o mais importante modo de controle social na nossa sociedade capitalista.
Por: Maria Angela.
A INDÚSTRIA CULTURAL É SINÔNIMO DE ALIENAÇÃO!
A pessoa alienada perde contato consigo mesma, sua intimidade, seu valor. Só lhe resta a angustia. "A angustia é essa situação afetiva fundamental que nos coloca diante de nada" (Heidegger)